Blog do Celino Neto

Motivos para você ser contra a criação da ‘Agência Reguladora do Futebol’ pelo Governo Brasileiro

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 No Brasil temos ‘agências’ reguladoras na saúde, petróleo, educação, telefonia, aviação, entre outras, não satisfeito com tudo ‘regulado’, o governo brasileiro, com seu ‘toque de midas ao contrário'(pois tudo em que toca vira m…) quer agora regular o futebol. Em reunião realizada na última terça-feira(03) estavam presentes jornalistas esportivos, além do ministro da Casa Civil, o petista Aloísio Mercandante(aquele mesmo do ”Escândalo dos Aloprados”) e o ministro dos esportes, George Hilton(o Pastor da Igreja Universal que foi flagrado com quase R$ 1 milhão de reais na bagagem). Todos com as ‘melhores intenções’ do mundo.

Entre os ‘competentes’ presentes na sala, foi consensual a necessidade de uma agência reguladora para o futebol, pois como você leitor sabe, tudo que é regulado no brasil funciona perfeitamente bem e com o máximo de competência. Mas quais jornalistas estavam presentes? Um deles Juca Kfouri, só para você leitor medir o nível de ideologia das pessoas presentes.

”Daremos tudo que estiver ao nosso alcance, poremos em vigor imediatamente por meio de MP e negociaremos sua aprovação no Congresso”, disse Mercadante. 

Comentário do leitor fanático após ler o que está acima: ”Coxinha! Reaça! Burguês de Merd*! O Brasil precisa de mais regulação para combater os porcos capitalistas que só visam o lucro e não o bem estar” / Minha resposta: ”    ”.
Comentário do leitor comum, que simpatiza com a ideia mas raciocina o bastante para aceitar opiniões contrárias: ”Mas Celino, porque você está tão pessimista sobre o assunto? Seria ótimo uma Agência Reguladora do Futebol! Especifique o porque de sua insatisfação com o assunto”

Agora vou lhe dar motivos suficientes para não querer uma Agência Reguladora do Futebol mesmo o esporte estando precário no Brasil:
– Anatel –
(Agência Nacional de Telecomunicações)

Função: A missão da Anatel é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional(Segundo seu site).

Realidade: Você está satisfeito com a telecomunicação brasileira? Seu celular está sempre com bom sinal? Os preços estão acessíveis? O atendimento é de qualidade? O Brasil está crescendo tecnologicamente? A internet brasileira é veloz(ou cumpre o prometido)? A concorrência super limitada(pela própria Anatel) lhe dá boas opções de consumo? Responda a si próprio!


– ANA –
(Agência Nacional de Águas)

Função: A Agência Nacional de Águas tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações. (Segundo seu site).

Realidade: Sério que preciso comentar? Então vamos lá… Você está satisfeito com o abastecimento de água em sua casa? Você tem água em sua casa?
– ANEEL –
(Agência Nacional de Energia Elétrica)

Função: A missão da ANEEL é proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade. (Segundo seu site).

Realidade: O Brasil sofre com apagões? Você está satisfeito com os serviços de energia da sua casa? Você está satisfeito em pagar o maior preço por energia elétrica no mundo?

– ANCINE –
(Agência Nacional de Cinema)

Função: A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros. (Segundo seu site)

Realidade: O que acha do cinema brasileiro? Você vai ao cinema em busca de assistir ‘Loucas para Casar’ ou ‘The Avangers’? O que você acha das ‘cotas’ para limitar os cinemas a serem obrigados a disponibilizar quase metade de suas salas para filmes nacionais? Os incentivos a espetáculos de Teatro, o que acha? Taxar serviços como Netflix para ‘valorizar o mercado nacional’, você concorda? O que acha da Lei Rouanet na Prática? O Brasil está se desenvolvendo culturalmente por meios audiovisuais?

– ANAC –
(Agência Nacional de Aviação Civil)

Função: Como agência reguladora independente, os seus atos administrativos visam a: a) manter a continuidade na prestação de um serviço público de âmbito nacional; b) zelar pelo interesse dos usuários; c) cumprir a legislação pertinente ao sistema por ela regulado, considerados, em especial, o Código Brasileiro de Aeronáutica, a Lei das Concessões, a Lei Geral das Agencias Reguladoras e a Lei de Criação da ANAC. (Segundo seu site).

Realidade: Está barato para o brasileiro viajar de avião? Os Aeroportos brasileiros são de qualidade? O atendimento nos Aeroportos brasileiros é de alta qualidade?

– ANTT –
(Agência Nacional de Transportes Terrestres)

Função: Assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre.
Realidade: O que acha das condições dos transportes terrestres brasileiros? As rodovias? Os trens? Os metrôs? 

– ANP –
(Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

Função: Regulação do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Realidade: Você está satisfeito com o preço da gasolina? E o modo com as licitações para exploração, desenvolvimento e produção de gás natural e petróleo estão sendo feitas, o que acha?

Enfim, se você não está satisfeito com estes sete exemplos, também temos a famosa ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar), a primeira que é responsável pela aprovação dos serviços/produtos submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização. A segunda Agência reguladora é responsável pelos planos privados de saúde, que mesmo de qualidade duvidosa são infinitamente melhores que o público.

Ah, e só para citar, o ”maravilhoso” Campeonato Argentino está nas mãos da Cristina Kirchner, e podemos perceber o que aconteceu com os clubes do país e campeonatos locais nos últimos anos… Então caro torcedor, se pegarmos uma Alemanha na Copa do Mundo de 2018, não reclame se perdermos de 14 a 2. 

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×