Blog do Celino Neto

Esperar quatro meses para o estadual empolgar? Por quê?

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 Após quatro meses de futebol ruim, estádios vazios, prejuízo para os clubes e jogos sem grande apelo, enfim temos torcidas empolgadas, estádios lotados e um futebol consideravelmente melhor que o das inúmeras rodadas inúteis que aconteceram antes de chegarmos as decisões. Não sou a favor do fim dos estaduais, e sim de uma mudança de formato urgente, que este momento de empolgação seja antecipado e o torcedor não tenha que aturar quatro meses de jogos fracos.

”Ah mais o Palmeiras lucrou no estadual!!!”, sim claro, exceções existem, os palmeirenses estavam empolgados com o novo estádio, com o novo time e o com o programa de sócio-torcedor. Mas a grande maioria dos clubes, não importam se cariocas, paulistas, mineiros, gaúchos, baianos ou cearenses, saíram com um prejuízo maior que o lucro com estes quatro meses inúteis no calendário brasileiro. É ruim não só para os grandes como também para os pequenos.
Uma solução ideal para boa parte dos estaduais seria transformá-los em Copas, dividindo em poucos grupos com 4 equipes que jogam entre si e se classificam para o mata-mata após três partidas, ocupando no máximo dois meses e meio do calendário(Semelhante a uma Copa do Mundo). Iria beneficiar até o Campeonato Brasileiro, que poderia começar em abril ou no final de março, e terminar no inicio de dezembro, resultando em mais espaço de tempo entre uma partida e outra. Torneios como a Copa do Nordeste, Copa Verde, Copa do Brasil e Libertadores, também seriam mais valorizados.
Bom para os grandes, bom para os pequenos e bom para o torcedor, que não teria que esperar quatro meses e diversas partidas com pouca importância e nível técnico lastimável. Acabar com os estaduais ou voltar o Rio-SP, Sul-Minas entre outros? Eu ainda resisto apesar de considerar como opções válidas… Particularmente ainda prefiro os estaduais, mas não monstrengos como estão hoje em dia, e sim mais enxutos e consequentemente atrativos.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×