Blog do Celino Neto

Ronaldinho Gaúcho… Um ”protagonista” com futebol de ”coadjuvante”

2 Flares Facebook 0 Twitter 2 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 2 Flares ×

Ronaldinho-Fluminense-Blog-do-Celino-Neto

Ronaldinho é um ex-jogador em atividade, visivelmente ele não gosta de treinar, se concentrar, se conter(festas, baladas, não são proibidas, mas não ajuda fisicamente). Dois fatores pesam a favor do gaúcho: 1 – Pode ser decisivo, 2 – Gosta de jogar bola. Com todo o respeito ao Avaí, enfrenta-lo na Ressacada não é o mesmo que o Grêmio no Maracanã, então o ‘anti-clímax’ para o vitorioso meia é evidente.

É legal ter Ronaldinho no seu clube, obvio que sim, mas o que não é nada legal é depender de seus lampejos para vencer, e este é o erro inevitável do Fluminense. O Tricolor Carioca precisava de um jogador como R10 para jogar bem, disputar o título ou uma vaga na Libertadores? Não, precisava sim de um velocista(papel que está sendo feito pelo Marcos Junior) para servir Fred. O Wellington Nem seria infinitamente mais útil ao clube. ”Ah mas é uma jogada do marketing!”, sim, legal, bom para turbinar o sócio-torcedor, vender mais camisas, mas o objetivo de um time de futebol não é unicamente este, e sim vencer, ser campeão!

Quando Ronaldinho entra em campo, é quase impossível os jogadores à sua volta não o tratarem como ‘protagonista’, e não é por menos, sua carreira vitoriosa prova isto. Já escrevi por aqui sobre o assunto, quando Fluminense e Vasco teriam desistido do jogador, que estava rumo à Turquia(Ronaldinho deve jogar na Turquia, melhor para Vasco e Fluminense, nada de R10!):

Ronaldinho Gaúcho deve mesmo jogar na Turquia, mais especificamente no Antalyaspor. O meia seria um ótimo reforço em qualquer clube brasileiro, repito: seria se três fatores fundamentais não fizessem o mesmo um jogador de péssimo custo-beneficio. Um R10 importante e ideal para qualquer clube brasileiro teria que:

  • Não chegar com um salário maior de 600 mil reais, algo quase impossível pelos vários leilões que Assis, irmão e empresário do jogador, faz em busca de valoriza-lo.
  • Outro fator fundamental para Ronaldinho dar certo num clube brasileiro seria o mesmo não ser tratado como ‘O Ronaldinho Gaúcho’ pelos seus companheiros, por conta de sua idade e comprometimento o mesmo não consegue mais ser um ‘protagonista que leva a equipe ao título’, então seria útil como mais um jogador dos onze em campo, um ótimo coadjuvante.
  • Terceiro fator fundamental seria mais dedicação de R10 em jogar futebol e treinar, claro que ele pode curtir suas festas particulares e outras ‘tentações extra-campo’, porém este fator visivelmente sempre o prejudicou em sua carreira, foi assim no Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético-MG e Queretaro, Ronaldinho poderia ser muito mais do que foi com mais dedicação em manter a forma.

Particularmente acho impossível estes três fatores acontecerem, então concluo este texto afirmando que torcedores de Vasco e Fluminense devem agradecer aos céus por Ronaldinho ir para a Turquia e não voltar aos gramados brasileiros e ao Rio de Janeiro.

Texto do dia 29 de junho de 2015

Ronaldinho é um jogador inútil? Obviamente que não, porém o custo-beneficio do jogador é péssimo. Ele poderá decidir um Fla-Flu, num Maracanã lotado; Poderá fazer o gol de falta que dará a vitória do Fluminense sobre o Atlético-MG no Mineirão. Porém não será constante, a maioria das atuações do meia, serão parecidas com esta diante do Avaí na Ressacada: Alguns passes importantes(que eventualmente poderão ser decisivos), muitos(muitos mesmo) erros, lances bonitos que não dão em nada, erros brutais e um jogador a menos na marcação que em algum momento pode servir para um escanteio e principalmente cobrança de falta. Para um Fluminense que já teve o Conca como principal nome no meio de campo, Ronaldinho Gaúcho é um retrocesso, não tecnicamente, mas em participação e dedicação dentro de campo. R10 empolga o torcedor em seus lances de efeito, mas estes estão cada vez mais escassos e menos decisivos.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

2 Flares Facebook 0 Twitter 2 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 2 Flares ×