Blog do Celino Neto

A importância da Primeira Liga

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

LigaSul-Minas-Rio-Blog-doCelinoNeto

A CBF aprovou a Primeira Liga(Liga Sul-Minas-Rio) e a primeira edição do torneio acontecerá em 2016. Como é uma edição de estreia, serão poucas partidas, apenas cinco datas, ou seja, são três jogos na fase de grupo, semi-final e final em jogo único. Os clubes confirmados até o momento são: Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Avaí e Figueirense, ainda falta a definição de outros dois participantes, que serão definidos ao final do ano dependendo da classificação no ranking da CBF, concorrem às vagas: Paraná, Criciúma, Joinville, Chapecoense e América-MG.

A fórmula é simples, são três grupos com quatro clubes, o primeiro colocado se classifica e o melhor segundo também para darem início ao mata-mata. Outro fato importante é que foi definido que Internacional e Grêmio vão ficar no mesmo grupo, por conta de adequação ao calendário, assim o jogo do Campeonato Gaúcho entre as equipes também valerá pela Primeira Liga.

São 15 clubes que compões a Liga, porém apenas 12 vão participar da primeira edição, que será realizada em fevereiro, com a final marcada para o dia 30 de março.

Em sua edição de estreia, a Liga será pequena para não atrapalhar o apertado calendário dos clubes participantes, porém já terá uma enorme importância. Primeiro pois aproveitou um momento de vulnerabilidade da CBF para conseguir sua aprovação, em meio a tantos escândalos na FIFA e Confederações pelo mundo, tudo o que Marco Polo Del Nero não quer é criar uma confusão com os clubes.

O segundo fator é obvio, finalmente os dirigentes se unem para tentar criar uma competição independente, que futuramente pode se tornar o Campeonato Brasileiro, assim negociando valores e contratos que priorizam a arrecadação dos clubes, facilitando para emissoras com mais dinheiro e estrutura comprarem a transmissão dos jogos. Segundo informações da Folha, Alexandre Kalil, executivo da Liga, já conhece o interesse da Record, Esporte Interativo e também ESPN, porém os direitos devem ficar com a Globo, na TV aberta e por assinatura pela maior capacidade técnica se tratando de grandes competições e também valor da proposta.

Ainda faltam os quatro grandes de São Paulo, Vasco e Botafogo, para todos os grandes estarem presentes na Liga, e o sucesso da competição em 2016 é fundamental para determinar o momento que estes outros seis grandes do futebol brasileiro irão deixar os estaduais de lado e entrar na Primeira Liga. As torcidas já mostram claros sinais da falta de importância que, hoje, o Paulista e Carioca tem(e vem perdendo mais e mais ao longo do tempo), falta saber quando os dirigentes irão, de vez, abandona-los. É um grande passo para a criação da ‘Liga Brasileira’.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×