Blog do Celino Neto

Vergonhoso! Teori Zavascki torna Lula um “intocável”

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

vergonha-stf-lula-intocavel-blogdocelinoneto

Lula volta a ser “intocável”, após decisão do ministro do STF, Teori Zavascki. O ex-presidente e quase presidiário consegue se estabelecer numa proteção que o deixa longe das mãos de Sergio Moro e mesmo da corte. Vamos a notícia do G1:

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a decisão, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

A determinação de Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, não derruba decisão do ministro Gilmar Mendes, da última sexta (18), que suspendeu a nomeação de Lula do cargo de ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra determinação de Gilmar Mendes que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.

Na decisão, o ministro Teori Zavascki atende a um pedido do governo, que apontou irregularidade na divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.

No mesmo despacho, Zavascki decretou novamente o sigilo sobre as interceptações. No prazo de 10 dias, Moro deverá prestar informações à Corte sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações, por conta do envolvimento de autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares.

Na ação, a Advocacia Geral da União, que representa o governo junto à Justiça, argumenta que Moro não poderia ter quebrado o sigilo das conversas, decisão que caberia apenas ao próprio STF, por envolver Dilma, parlamentares e ministros, cujo foro na Justiça é exclusivamente no Supremo.

Quem julga as condutas criminosas de Lula se ele não é ministro? O STF? O ex-presidente volta a ser um “intocável”? Se não é ministro da Casa Civil seu processo não deveria estar nas mãos de Moro? Essas dúvidas serão respondidas apenas após novo julgamento no Supremo e até lá haverá tranquilidade para tentar obstruir ainda mais a Operação Lava-Jato ou quem sabe fugir das mãos da justiça. Se Lula foi covarde o suficiente para sacrificar sua carreira política assumindo um ministério para fugir de Moro, quem sabe o que pode fazer para fugir de seus julgamentos e da cadeia?

TeoriZavascki

Será que a Operação Lava-Jato já poderia ter chegado em peso nos políticos de Brasília se não fosse Teori Zavascki? Fica a dúvida, lembrando que o ministro, indicado por Dilma(é bom não esquecer), é o relator da operação.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×