Blog do Celino Neto

Porta dos Fundos, que recebeu subsidio do governo, faz vídeo escarnecendo a Polícia Federal, coincidência?

5 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 5 Pin It Share 0 5 Flares ×

PortadosFundos-Petista

O longa-metragem do Porta dos Fundos, recebeu R$ 7.574.983,59 milhões de incentivos liberados pela ANCINE(Agência Nacional do Cinema). Pois bem, no último sábado o popular canal de humor do YouTube brasileiro fez um vídeo escarnecendo a Polícia Federal e claramente a Operação Lava-Jato, fazendo um serviço que todos nos acostumamos ser de blogs sujos e artistas rouanet(Aqueles que recebem milhões de incentivo do governo federal). Coincidência?

No sem graça e até patético vídeo intitulado “Delação”, Fabio Porchat e Gregorio Duvivier(como esperado) fazem o papel de delator e agente da PF, respectivamente. Confira:

O absurdo do vídeo é tamanho, de sem graça e ofensivo para uma operação que(em números atualizados em março) já recuperou quase três bilhões de reais, fez 484 buscas e apreensões, 117 mandados de condução coercitiva, 64 prisões preventivas, 70 prisões temporárias, 5 prisões em flagrante, 49 acordo de delação premiada e diversas sentenças por crimes de corrupção, crimes contra o sistema financeiro internacional, tráfico transnacional de drogas, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro entre outros. É uma operação gigantesca que um grupo de apoiadores do governo, que receberam 7,5 milhões de incentivos federais para seu filme, tentam desmerecer por qual razão? Humor? Não é nada engraçado. Até às 00:03 do dia 04/04/2016 o vídeo já teve incríveis 349.211 deslikes e 183.488 likes, um “prejuízo de curtidas” sem igual para o canal. O canal Porta dos Fundos perdeu dezenas de milhares de inscritos, com direito a uma transmissão ao vivo deste número despencando de maneira veloz.

Veja a transmissão: 

Não sou a favor de censura ao humor(não é a toa que críticas ao politicamente correto são corriqueiras neste espaço) e nem acho que o vídeo deve ser deletado. Aliás, acho um erro se tirarem do ar, pois mostrará que são covardes e recuaram diante das estupidas noções de humor da equipe ao elaborar este vídeo. Os 2:38 minutos em que Fabio Porchat e Gregorio Duvivier “fazem humor” mostram o estado que se encontra o país. Onde os subsídios federais a um filme tem o poder de comprar o “humor”, ou pelo menos aqueles que dizem fazer “humor”.

Antes humoristas escarneciam os políticos corruptos, hoje zombam da Polícia Federal.

Por fim, a organização criminosa travestida de partido político sempre é o grande beneficiário quando a maquina pública patrocina “artistas”. Abaixo, confira o que foi criticado por estes dois “humoristas”: infografico_resultados_2016-03-12

Publicado no Diário Oficial:

porta

Leave a Reply

31 comentários sobre “Porta dos Fundos, que recebeu subsidio do governo, faz vídeo escarnecendo a Polícia Federal, coincidência?

  1. Wagner Sarchis

    Parabéns pela clareza, isenção e respeito a uma das poucas instituições seria desse país! O Porta dos Fundos mandou muito mal e agora terão que arcar com as consequências, que não serão poucas!

  2. Carla Xavier

    Oi…..vi o vídeo e é realmente fraco de humor, ou melhor, não é engraçado. Mas sinceramente não acho que sejs pelos milhões de verba, acho que é pelo posicionamento político deles. O Gregório em prograna de TV ( não lembro qual, talvez altas horas ) deixou clara sua opinião sobre o impeachment. Quando imagino os caras ( porta dos fundos ) reunidos debatendo sobre o próximo vídeo me vem claramente a seguinte situação: o assunto do momento + a real opinião política deles.

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Sim Carla, é um ponto, as posições políticas dos integrantes do Porta dos Fundos ficam bem claras em suas entrevistas e até em redes sociais. Abraço e obrigado pelo comentário.

  3. cristiano hentges

    O vídeo do Porta não critica a Polícia Federal por investigar corruptos, mas por ela ser partidária. Contudo, pelo teor do post parece que os únicos corruptos são do PT.

    Isso quer dizer que apoiar a PF quando ela investiga só um lado da história é cegueira ideológica ou muita ingenuidade. E também não perceber a manipulação política que está acontecendo.

    Na verdade esse post é só mais um dos centenas que tem por aí espalhando desinformação e garantindo que a corrupção continue por mais 500 anos.

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Cristiano Hentges, primeiramente agradeço pelo comentário, o contraditório com lucidez neste espaço é sempre bem-vindo, mas discordo de alguns vários pontos de seu comentário. Os únicos corruptos não são os petistas, como deixo bem claro aqui em meu blog, PMDB e PP, principais aliados de mais de uma década de governo também estão envolvidos na Lava-Jato e sofrendo com isso nas mãos da Polícia Federal, logo não é apenas um lado da história, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Pedro Corrêa que o diga. Sobre investigar a “oposição”(particularmente não consigo, apesar de um enorme esforço, enxergar os tucanos como oposição), a Polícia Federal indiciou 33 pessoas por conta do cartel de trens e a Polícia Civil de São Paulo fez, junto ao Ministério Público de São Paulo, uma operação recentemente que investiga a fraude nas merendas nas cidades paulistas. Logo não vejo um “complô” de imprensa, instituições e partidos contra o PT. Vejo apenas uma organização criminosa que se vende como partido político que assaltou em peso a maquina pública nos últimos mais de 10 anos. O chamado Petrolão é o maior escândalo de corrupção da história da humanidade, me desculpe se você consegue tentando desviar o foco, mas não tenho argumentos para sequer tentar defender este absurdo.
      Cristiano, sobre cegueira ideológica, não creio que seja o caso deste espaço, pois não defendo corruptos nem penso que existe um grande complô contra determinado partido X ou Y. E sei, sim, que a grande esmagadora maioria dos brasileiros estão contra o governo, logo aqueles que o apoiam sairão manchados e aqueles que fazem uma oposição decente vão ganhar um crédito(que não é o caso do PSDB, obviamente) diante da população. Sobre este post ser “só mais um dos centenas que tem por aí espalhando desinformação”, creio que não seja verdade, pois trago um fato a ser discutido: O mesmo grupo que recebe 7,5 milhões do governo faz o papel de militância atacando as sérias investigações da Polícia Federal. Sobre as últimas palavras de seu comentário enxergo o mais preocupante, uma cegueira ideológica ou muito ingenuidade, como você mesmo diz, mas não de meu post e sim de sua parte caro Cristiano Hentges, pois você afirma que estou “garantindo que a corrupção continue por mais 500 anos.” confesso que não entendi… Ao criticar uma organização criminosa travestida de partido político estou “garantido a corrupção?”, fica ainda mais estranho se você tiver o mínimo de discernimento sobre o atual momento ou algum conhecimento sobre este espaço, para assim perceber o absurdo que você fala. Se defender a Polícia Federal, as investigações de corrupção e a Operação Lava-Jato é garantir “que a corrupção continue por mais 500 anos” Cristiano, sinceramente não sei definir o quão cego você é ideologicamente.
      Um abraço e obrigado pelo comentário!

      1. cristiano hentges

        Claro que ninguém aqui vai mudar de opinião simplesmente por causa de uns posts. E a conversa provavelmente pode se estender até o infinito, porque você já tem sua opinião formada há muito tempo, basta ver a grande quantidade de posts do seu blog que são anti-lula e anti-pt etc. Eu não tenho nenhum problema em afirmar que o PT tem corruptos e que roubou muito. Assim como também não posso deixar de ver que PSDB e tantos outros partidos fazem o mesmo. É tradição política aqui no Brasil fazem 500 anos.

        O meu argumento é que você está sendo apenas mais um agente que espalha o ódio político ao criticar apenas um partido. E junto com isso, mais uma peça nessa engrenagem toda de manipulação midiática. O que acontece com a lava-jato, por exemplo, se a presidente cair? Qualquer pessoa honesta sabe que Temer e cia assumem e vão interromper a Lava-jato e os trabalhos da PF. É isso que você chama de combater a corrupção?

        Quem tanto fala que quer o fim da corrupção deveria criticar a todos e rever seus próprios comportamentos. Senão vira apenas mais uma marionete.

        Por acaso o Collor também não foi eleito para por fim a corrupção? Por acaso os militares em 1964 também não falaram que iam terminar com ela? Por isso que afirmo que você está cego ideologicamente ou é ingênuo. Claro, tem uma terceira opção: você está com má fé.

        Quanto o assunto da lei Rouanet, recomendo o artigo do site raizdaquestão.com.br com o título “A direita precisa se informar melhor sobre a Lei Rouanet”.

        Agradeço por ter respondido polidamente ao meu comentário.

        1. Celino Neto Autor da Postagem

          Cristiano, sobre o primeiro ponto, não acho que a Lava-Jato irá parar seus trabalhos num governo Temer e nem que ele tenha poder de freá-la, podemos perceber claramente o desespero de nomes petistas importantes que tentaram de todas as formas parar a operação e falharam, uma hipotética tentativa de Michel Temer fazer o mesmo não iria resultar em algo diferente, neste momento a Polícia Federal tem um respaldo popular que me arrisco a afirmar que nunca teve antes, logo eventuais tentativas de obstrução seria o fim do governo Temer. Sobre os três pontos “cego ideologicamente, ingênuo ou má fé”, por qual razão? Por defender a Polícia Federal, a Operação Lava-Jato e o combate a corrupção? As críticas neste espaço na maioria das vezes são direcionadas ao Partido dos Trabalhadores por uma razão bem simples, eles estão no poder desde 2003, e no momento o partido está no governo e tem em suas costas o peso do maior escândalo de corrupção da história. A partir do momento que o PMDB assumir a presidência(o que não deve estar longe, devido a fraqueza política, moral e jurídica deste governo) pode voltar a este espaço e não será um tratamento diferente se Temer repetir os crimes de Lula e/ou Dilma. Acho que estão com má fé aqueles que tentam defender o indefensável, tentando de todas as formas diminuir o maior esquema de corrupção da história da humanidade com argumentos como “PSDB também rouba” ou mesmo “É tradição política de 500 anos a corrupção”, ainda mas em um momento que a esmagadora maioria da população defende este combate a corrupção, totalmente diferente de 1964 ou mesmo da eleição de Collor. Não existe hoje um “caçador de marajas” existe uma falta de representatividade política absurda e uma expectativa de provável mudança massiva na Câmara e Senado em 2018(espero que se concretize). Má fé é tentar justificar um governo criminoso comparando combate a corrupção com a intervenção de 1964, um momento histórico totalmente diferente. Existe um fato que a militância petista não aceita e está bem claro, a maioria da população rejeita a organização criminosa travestida de partido político que é o PT e não significa que ela aprova o PSDB(pelo contrário), mas existe uma instituição firme nesta crise econômica, ética e moral brasileira, que é a Polícia Federal e principalmente a Operação Lava-Jato.
          Em seu novo comentário vejo um trecho preocupante:
          “Por acaso o Collor também não foi eleito para por fim a corrupção? Por acaso os militares em 1964 também não falaram que iam terminar com ela? Por isso que afirmo que você está cego ideologicamente ou é ingênuo. Claro, tem uma terceira opção: você está com má fé.” Espero que eu tenha interpretado errado mas você parece afirmar, mesmo que indiretamente, que devemos desistir do combate a corrupção por conta de dois fatos históricos sem qualquer relação clara, o que discordo completamente.
          Mais uma vez agradeço pelo comentário!

          1. cristiano hentges

            É preciso ter honestidade intelectual e fazer uma pesquisa na internet. Quando você escreve “o maior esquema de corrupção da história da humanidade” você perde qualquer respeitabilidade Celino. A menos que você possa citar fontes confiáveis vai parecer só mais espalhando desinformação. Uma pesquisa rápida na internet mostra até o contrário. PP, PSDB e PMDB são os partidos mais enrolados na justiça, de longe.

            Volto ao meu argumento original e encerro a argumentação da minha parte: é cegueira ideológica latir pra um bandido só quando tem vários assaltando a casa. Assim os outros podem continuar roubando sem ninguém perceber, como acontece a séculos nesse país.

            Nesse sentido esquerda e direita não são tão diferentes assim. Se ambos pudessem perceber que todos estão sendo roubados da mesma forma a sacanagem na política acabava rápido.

            A pergunta é se realmente somos contra a corrupção ou não. Ou será que só a minha e do meu partido pode?

          2. Celino Neto Autor da Postagem

            Cristiano Hentges, discordamos em alguns pontos e estes ficaram bem claros nestes comentários, ao meu ver saudáveis ao debate. Respeito sua opinião e concordo com você em seus dois últimos parágrafos. Não se pode evoluir com uma mentalidade de cada um ter seu “bandido de estimação” fechando os olhos para a corrupção de um lado enquanto aponta para o outro. Quando falo em “o maior esquema de corrupção da história da humanidade” cito, obviamente, o chamado “Petrolão”, que os números demonstram que nunca ouve um esquema com números tão espantosamente gigantescos, e este maior esquema de corrupção da história foi, em seu auge, protagonizado por PT, PMDB e PP, segundo números da PF, o prejuízo da Petrobras por conta da corrupção chega aos R$ 42 BILHÕES, rombo de R$ 6 BILHÕES por conta de propinas(esta estimativa é do final de 2015, imagina o número hoje). Ainda temos uma longa investigação pela frente e o passado da Petrobras também será revelado, que obviamente poderá implicar mais o PSDB. Mas foco em “A pergunta é se realmente somos contra a corrupção ou não. Ou será que só a minha e do meu partido pode?” já temos a resposta de um lado, muito brevemente teremos a resposta definitiva. E só vamos superar os saques estatais quando esta mentalidade for superada. Espero que o mais breve possível. Abraço!

  4. Fabrício

    Meu Deus! VC é extremamente tendencioso, achei muito engraçado, bem como os demais vídeos do porta dos fundos. E acredito que hoje está mais ou menos desse jeito. Infelizmente a internet abriu palco para muitos palhaços, com todo respeito aos palhaços, q falam qualquer coisa sem nenhum embasamento informativo

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Fabrício, gostaria que me esclarecesse em que ponto fui tendencioso, acho importante antes de tentar rotular esclarecer o seu ponto de forma lúcida e menos rasa. Argumentos como o seu, como todo o respeito a verdadeiros argumentos, não levam a lugar algum em um saudável debate de ideias. Agradeço pelo comentário mas gostaria de um pouco mais de clareza ao invés de ideias vazias. Um abraço.

      1. Rafael

        Acho que foi tendencioso quando afirmou que o vídeo não é engraçado como se fosse um fato e não uma opinião, também poderia ter dito também que a poucas semanas eles fizeram humor com o pt e a presidente Dilma falando que ela estava chorando em posição fetal desde que saíram as gravações do áudio dos telefonemas, inclusive o vídeo deixa bem claro que o pt é corrupto e que tentou colocar o lula como ministro para ele não ser preso, o que meio que tira essa questão de eles não poderem falar mal do governo porque receberam dinheiro.

        1. Celino Neto Autor da Postagem

          Rafael, primeiramente agradeço por esclarecer o comentário anterior. Sobre achar graça do vídeo, é claramente uma opinião, não sou fã do Porta dos Fundos e não costumo achar muita graça da grande maioria de seus vídeos assim como este caso, mas opinião totalmente pessoal, não um fato. Não afirmei em nenhum momento do post que eles não podem fazer críticas ao governo, como foi o vídeo Reunião de Emergência(se não me engano este é o nome), e sim que antes o humor se focava a criticar os políticos corruptos, sejam de que lado for(isto não importa), e neste vídeo claramente não é uma crítica ao PSDB, DEM, PPS ou qualquer partido de oposição e sim, principalmente, a Polícia Federal e a importantíssima Operação Lava-Jato, pelo menos ao meu ver. E também aproveito para trazer o fato que foi o filme do Porta dos Fundos que será lançado neste ano ter recebido 7,5 milhões. Desde o título do post deixo bem claro a grande pergunta: “Coincidência?”. O foco, hoje, da organização criminosa que é o Partido dos Trabalhadores não é defender sua já acabada imagem, ou atacar partidos de oposição, e sim o ataque ao sério trabalho da Polícia Federal e principalmente da Lava-Jato.
          Um abraço e mais uma vez agradeço o comentário!

          1. Rafael

            Eu também estou torcendo para o pt sair do governo, não vejo um bom futuro para o Brasil enquanto o pt estiver lá, mas vejo nessas revoltas contra esse video do porta mais emoção do que racionalidade, o porta sempre satirisou tudo, desde politica ao cristianismo, Maomé, e até policiais, essas revoltas soam para mim exatamente quando o porta faz video do cristianismo e muitos dizem que eles tem que fazer porque venderam a alma para o capeta, para mim parece o mesmo argumento, mas respeito sua opinião, só que em muitos momentos do seu texto não parece opinião.

  5. Diether Hoffmann

    Não achei ofensivo à PF, acredito que foi muito mais uma crítica a forma com que foram exibidos os fatos até agora e a forma com que cada um recebeu estas informações, houve uma charge francesa em que a “justiça brasileira” foi representada como sendo assediada que me pareceu muito mais ofensiva.

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Olá Diether, sim é um ponto, pode ter sido a intenção deles. Se foi essa a intenção acho que não foram muito eficientes na mensagem que gostariam de passar. Agradeço pelo comentário, abraço!

  6. Guilherme Camargo

    Boa tarde, respeito a opinião do autor, porém dizer que os atores do porta dos fundos estão alinhados ao atual governo é um pouco questionável. É só ver o vídeo reunião de emergência 2 postado recentemente onde o PT é simplesmente esculachado em todo o vídeo.
    O canal talvez tenha sido infeliz em postar um vídeo numa época onde as opiniões estão muito polarizadas.

    Sinceramente eu queria que a Dilma fosse logo destituída desse cargo para o mercado se recuperar. Esse governo está falido. Independente do impeachment acredito que o PT está absurdamente queimado e espero que por um longo período.

    Mas simplesmente ignorar outro video do porta dos fundos que fala exatamente o contrário é tentar forçar uma tese que não se sustenta.

    Eu vejo essa história do “não teve graça ” algo muito pessoal. Me lembra evangélicos se ofendendo com vídeos religiosos. Fazer um vídeo que toca nas nossas feridas é o princípio desse humor estilo americano que não poupa ninguém. Eu achei engraçado e não mudou nada minha opinião sobre a polícia federal e o valor inestimável dessa investigação.

    Que todos os corruptos sejam punidos exemplarmente. Que o humor possa tocar nas feridas de todos e nos faça pensar, rir ou até irritar, mas que seja livre.

    Espero que no final o povo de risada junto a polícia conduzindo esses bandidos pra fora da sociedade e principalmente da política.

    Um abraço

  7. Drope

    Tem gente que é muito burra e não consegue entender além do que tá na cara. A crítica é que durante os governos tucanos, a PF era completamente engessada, inútil.. O governo mandava nela e tudo acabava em pizza. Agora, tudo investigam, qualquer coisa ela cai pra dentro. Nunca a PF teve tanta liberdade pra agir, nunca ela foi tão livre pra prender e investigar. A questão é porque ela só agora teve total autonomia ou só agora ela realmente quer?

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Caro Drope(acho que esse não é o seu nome, mas talvez eu seja burro demais para compreender nomes complexos), creio que você está apenas espalhando mais um mito petista. A Polícia Federal não depende de autorização alguma de políticos para fazer o seu trabalho, o que é defendido pela Constituição(esta que o PT votou contra), a PF tem autonomia garantida para conduzir investigações e inquéritos, seja qual for o governo, seja qual for o partido no poder.
      As seguidas tentativas do governo petista se escancaram em tentar, de maneira criminosa, atrapalhar o trabalho das investigações. Você consegue lembrar da prisão do Delcídio Amaral? Lembra o que ele tentava fazer a serviço do executivo? Isso mesmo, tentar calar Cerveró e obstruir a Operação Lava-Jato.
      Em sua delação o próprio Delcídio confirmou que o governo faz tentativas seguidas de obstruir a justiça. Lembra do Mercadante? Atual ministro de Dilma? Foi o que ele também tentou fazer… Calar Delcídio assim como Delcídio tentava calar Cerveró. Uma verdadeira organização criminosa travestida de partido político.
      Logo, acho que este conto de fadas descrito por ti não faz sentido algum.
      Obrigado pelo comentário, mesmo tendo me chamado de burro sendo um crente em conto de fadas. Abraço!

  8. Jefferson

    O problema do vídeo não goi fazer o vídeo em si, mas sim dar nome aos bois. Se tivessem feito o “deixar entender” como foram nos vídeos “reunião de emergência “, sem citar nomes, teria sido engraçado e muito menos polêmico… Só isto.

  9. Douglas

    Poderia apresentar fontes? Como a transação no portal transparência? Porque vi muitos jornalistas falarem isso, mas nenhum mostrou a transação.

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      Olá Douglas, sem problemas, foi o Processo: 01580.01.5308/2015-23 do CPNJ: 17227558/001-07, atualizei o post com o que foi publicado pela Ancine na época. Agradeço pelo comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

5 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 5 Pin It Share 0 5 Flares ×