Blog do Celino Neto

Qual o real motivo do Papa Francisco não vir ao Brasil?

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Dos quase duzentos países do planeta, o Brasil é aquele com maior número de católicos, são mais de 120 milhões, cerca de 65% da população brasileira é adepta ao catolicismo. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do país e neste ano de 2017 completa 300 anos da aparição de sua imagem.

Pois bem, país com maior número de católicos do planeta, data histórica de 300 anos da aparição de sua padroeira, nada mais obvio e até protocolar, que o Papa Francisco visitasse o país. Até pelo motivo do mesmo já ter prometido em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Mas parece que o Papa voltou atrás, vamos a noticia do Gerson Camarotti, do G1:

O Papa Francisco disse a integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que não visitará o Brasil neste ano para participar das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Havia expectativa da presença do Papa no evento desde que ele prometeu, em 2013, voltar ao Brasil em 2017.
O Papa Francisco comunicou a decisão dele no fim do ano passado, em visita de bispos brasileiros ao Vaticano. Na avaliação de um integrante da CNBB, o Papa Francisco tem um cuidado especial em evitar viagens a países que enfrentam um momento político mais delicado para não ser usado por nenhuma das partes envolvidas no debate.
Da mesma forma, ele costuma evitar viajar para países em ano eleitoral, o que impediria uma nova visita ao Brasil em 2018.
Segundo este integrante do episcopado brasileiro, o Papa Francisco foi cuidadoso durante todo o processo de impeachment da ex-presidente Dilma para evitar a politização de suas palavras pelos grupos políticos em disputa no país.
Antes disso, em 03 de setembro do ano passado, o Papa chegou a afirmar que não sabia se seria possível visitar o Brasil em 2017. A fala de Francisco foi durante a cerimônia de inauguração de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano.
“Estou contente que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja nos jardins. Em 2013, eu tinha prometido voltar ao Brasil. Não sei se será possível, mas, pelo menos, agora terei (Aparecida) mais perto de mim”, afirmou Francisco na ocasião.
Em seguida, ele pediu que todos rezassem “para que Nossa Senhora Aparecida” protegesse o Brasil, todo o povo brasileiro, “neste momento triste”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Focando no motivo alegado foi de que o país enfrenta “momento político delicado”, que momento é este? Crise econômica? Casos de corrupção apurados pela Lava-Jato? Enfim, não foi especificado. Mas surpreende que o mesmo papa que visita uma ditadura sanguinária como Cuba se encontra com figuras como Fidel e Raúl Castro, vai à Bolívia e recebe o desrespeitoso crucifixo com formato de uma foice e um martelo(simbolizando, obviamente, o comunismo) e que recebeu Cristina Kirchner em ano de eleições argentinas venha com um discurso incompatível com suas atitudes. O que há de tão errado no Brasil que o coloca em situação pior que de Cuba? O Impeachment de Dilma Rousseff no ano passado? A crise econômica? A corrupção apurada com maestria pela Lava-Jato? O país passar por momentos difíceis seria um motivo a mais para uma figura com o peso do papa, no país com maior número de católicos no mundo, fazer uma visita.

Infelizmente o Papa vem surpreendendo negativamente quando se trata dos assuntos políticos.

Leave a Reply

2 comentários sobre “Qual o real motivo do Papa Francisco não vir ao Brasil?

    1. Celino Neto Autor da Postagem

      2010 entre a analfabeta, brizolista e corrupta Dilma Rousseff e o socialista fabiano e militante da extrema-esquerda quando jovem José Serra, tive que escolher pelo menos pior.
      Se você quis citar 2014 e não 2104, novamente fui obrigado a votar no corrupto Aécio Neves, já que a opção era novamente a acéfala, saudadora de mandioca e também corrupta Dilma Vana Rousseff.
      Mas se você falava de 2104, espero que a medicina evolua o suficiente para eu chegar lá, então estou em dúvidas entre as opções deste pleito. ehehehehe
      Brincadeiras a parte, não é fácil ser de direita no Brasil e optar entre o ruim e o péssimo.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×